domingo, 20 de junho de 2010

Pré-sal pode ter 50 bilhões de barris

10/6/2010
Para ANP, pré-sal pode ter 50 bilhões de barris

A diretora da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, disse ontem que a intenção da agência é realizar a 11ª Rodada de Licitação de Blocos de Petróleo ainda este ano.

Segundo ela, para que isso seja possível, é preciso autorização do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). "Só vamos conseguir licitar este ano se o CNPE autorizar até meados de julho", disse a diretora, que participou da reunião do Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara dos Deputados. Essa rodada não vai incluir o pré-sal.

A diretora disse que a expectativa da ANP é que o poço Libra, o segundo que está sendo perfurado pela Petrobras para a agência no pré-sal, deverá ter mais petróleo que o poço Franco, que tem estimativa de reservas de óleo de 4,5 bilhões de barris.

Ela também ressaltou que, segundo estudos da ANP, a Bacia de Santos deve concentrar 90% do petróleo do pré-sal, enquanto a Bacia de Campos deve ter 10%.

A estimativa da diretora da ANP é que a área do pré-sal deverá ter potencial de até 50 bilhões de barris de petróleo e que o preço do barril será de US 35.

Para termos de comparação, as reservas provadas de petróleo e gás natural da Petrobras no Brasil ficaram em 13,920 bilhões boe (barris de óleo equivalente) em 2007, segundo o critério adotado pela ANP.

O Brasil ocupa hoje o 17º lugar no ranking de países com maiores reservas de petróleo, em bilhões de barris. Confira a colocação abaixo:


Se comprovado o Brasil pode ultrapassar a Líbia em reservas de petróleo !!!
Fonte: Valor Econômico - SP e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário