quarta-feira, 23 de junho de 2010

"Os seis da Oceanic... Os seis da UFBA!"

O teror acabou! Hilário é que igualmente a um seriado bastante conhecido, Lost, apenas 6 sobreviveram a uma ilha repleta de extranhezas. É camaradas o desastre foi bem pior do especulado!

Quem diria que só 6..... Só geofísicos... Só alunos da Universidade Federal da Bahia! "Os seis da Oceanic... Os seis da UFBA!"

Acredito que o terror não acabou! Como nenhuma questão foi anulada, muito menos corrigida, muitos que ficaram na berlinda deverão acionar seus advogados e a falta de paz nos tomará novamente!

Parabéns aos meus colegas geofísicos pela vitória, e quero dizer que, mesmo com tudo isso, estou muito orgulhoso de também ser geofísico e ex-aluno UFBA!

O resultado pode ser visualizado no link abaixo:
http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?data=23/06/2010&jornal=3&pagina=140&totalArquivos=216

13 comentários:

  1. Ainda não tinha visto seu blog. Hilária a comparação. Rodrigo é Jack, Rej é Kate, e antes que sobre Hurley pra mim me autodenomino Sayd.
    Abraço,
    Nayguel

    ResponderExcluir
  2. Não querendo desmerecer os que passaram, desejo que sejam mto bem sucedidos na vida...
    MAS, é MUITO estranho uma prova daquele nível e apenas alunos da UFBA passar.... MUITO estranho, quase a ponto de desnconfiança

    ResponderExcluir
  3. Meu caro amigo anônimo,

    Embora também tenha perdido e esteja desapontado, fiquei realmente surpreso com o resultado, acho que cabe uma avaliação final.

    Nesse intenso filme de terror (O massacre da Serra Elétrica) misturado com suspense (Lost), resolvi apertar STOP e refleti sobre o ocorrido.

    A primeira coisa que fiz, foi revisitar a nossa inimiga (a prova) e então só agora vi que, a serra elétrica estava realmente tinindo, com dentes super amolados por questões de física e matemática do segundo grau (salvo duas exceções), e questões de geologia bem decorebinhas do tipo que sempre caem na Cesgranrio . Também achei um absurdo que se cobrasse questões como os tipos de HC e suas características, apesar de conversar com um amigo que já trabalha na área e ele me confessar que isso é algo mínimo no que diz respeito à geração de HC (assunto do edital).

    Bom, não vou ficar aqui remoendo as minhas correções... já vi a bendita prova mais de 1000 vezes e cheguei a seguinte conclusão :

    Antes da prova estava naquele desespero de querer passar, bem típico de “A Corrida Maluca”, durante a prova fiquei meio perdido e sem entender o que estava acontecendo (“LOST”) visto que as questões não estavam no folhetim do avião (não eram repetidas) me parecendo até uma “Missão Impossível” fazer os 60% da especifica (e foi o que ocorreu), depois da prova me vi em Jack Estripador, queria anular ela todinha, escalpelar a bendita... mas depois de analisar percebi que na verdade fazer afirmações sobre ela é quase uma comédia que disfarçaram de terror “Todo Mundo em Pânico”.


    Acho que falar de nível da prova é vergonhoso, para mim o verdadeiro questionamento aqui deve ser no NÍVEL das nossas graduações, dessa forma parabenizo a UFBa pelo seu sucesso e acho que em 2011 estarei por lá pra tentar um mestrado...

    Até lá vamos continuar nos recursos... mas como ninguem escuta agente, me sinto pratimente no "Silêncio dos inocentes".

    ResponderExcluir
  4. CONCORDO PLENAMENTE EM SUAS AFIRMAÇÕES, PINCIPALMENTE QUANDO SE REFERE AO NÍVEL DE ENSINO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. SOMENTE UMA COISA NÃO ME AGRADOU EM SUA EXPLICITA AFIRMAÇÃO; COMPARAÇÕES COM FILMES...
    PARA NÓS QUE(FOMOS OU SOMOS) ALUNOS DA UFBA, NÃO PASSAMOS POR FILME ALGUM QUANDO ESTAMOS NO DECORRER DA GRADUAÇÃO NO CURSO DE GEOFÍSICA, ATÉ PORQUE PASSAMOS POR SITUAÇÕES QUE SÃO VERDADEIRAS REALIDADES...

    ResponderExcluir
  5. Estranho!? Só deu UFBA!

    Meus caros,

    Estranho seria se fossem alunos de uma universidade do RJ. Afinal, a UFBA não tem ligação nenhuma com a CESGRANRIO e sempre teve bons resultados nos concursos anteriores.

    Os meninos que passarão são bons alunos! Sem suspeitas! E outra nem são formados ainda, eles deverão apresentar seus TCCs por agora! Boa sorte galera!!!

    Thiago

    ResponderExcluir
  6. Nossa!
    Reparei que o segundo comentário tem uma pitada de preconceito explicito!
    Olha meu caro anônimo quer queria quer não queira a UFBA é a melhor merda desta país, me refiro ao ensino de geofísica. A maioria dos geofísicos que estão na Petrobras são da UFBA! E outra nós temos uma boa base em geologia e os alunos parecem se preocupar com o futuro!

    ResponderExcluir
  7. Caros amigos geofísicos,

    Como disse o terceiro comentário, acho que já é chegada a hora de todos nos apertarmos a tecle STOP neste comentário ridículo.
    Quem escreveu, escreveu com essa intenção, a de provocar e ficarmos revidando é burrice. Não temos como medir a capacidade ou grau de acúmulo de conhecimentos dos alunos “apenas” com uma prova de concurso, afinal muitos alunos e já geofísicos bons ficaram de fora neste concurso, acredito eu que não temos apenas 6 pessoas preparadas para serem treinadas pela Petrobras e trabalhar lá. Mas concurso é isto mesmo, um pouco de malícia, é um pouco de sorte e principalmente ter estudado as coisas certas, aquelas que caíram na prova...

    Quanto à possível “desconfiança” que ele diz ter sentido em relação à aprovação da UFBA, não cabe a nos respondermos, isto é uma questão judicial porque ter informações previa de qualquer prova é crime!!! Sejam alunos da UFBA, ou seja, alunos do Rio de Janeiro.

    E fica aqui só uma dúvida: se a UFBA teve qualquer tipo de informação antes, porque só 6 passaram se neste ano tivemos um número muito grande de alunos inscritos?

    Mais uma vez afirmo: ridículo e sem fundamentos esse comentário! Não continuarmos com esta discussão é a melhor coisa que faremos, afinal somos uma comunidade pequena, criar rivalidades entre universidades e apontar suspeitas sem fundamentos contra uma empresa do porte da Cesgranrio, seria outra burrice.
    Vamos sim, é usar o nosso tempo para estudar para o próximo concurso que em breve abrirá e novamente sermos a universidade destaque, espero que você amigo também faça isso.

    Percebam que Thiago começou de forma tão brilhante esse tópico no blog, em seguida o Nayguel também deu sua contribuição e de repente conseguiram mudar o foco...

    Minha sugestão é que o mediador do blog não permita mais que essa discussão se estenda, seria vergonhoso que esses comentários ganhassem mais forma. Somos uma comunidade pequena e não quero que esta seja vista como sento formada de profissionais egoístas, inconseqüentes, irresponsáveis e que gostam de intrigas. Além disso, não permita que esse blog sirva para essas coisas....A idéia é muito boa para ser usada desta forma por pessoas inconseqüentes.

    Tem que pensar uma forma de criar uma inscrição (login) para as pessoas que querem ter acesso às listas de discussões, fóruns...Desta forma, quem quiser comentar tem que ser identificado, impossibilitando esse tipo de irresponsabilidade e impunidade!! É assim que acontece em toda lista de discussões de respeito.

    Fiquei triste ao ver que esse tópico que vc Thiago iniciou tomou esse rumo, uma coisa tão bacana e inteligente acabou desta forma!! Assim eu mesmo não me sinto incentivado a plotar qualquer outro topico, estarei correndo o risco de pessoas que não tem competencia para discutir coloquem coisas ridiculas devido ao fato da possibilidade do aninimato!!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Caros amigos "anonimos" também,

    jamais desconfiei da habilidade e capacidade dos alunos da UFBA. Pelo contrário, todos sabemos que é a melhor graduação em Geofísica, VOLTADA PARA A PETROBRAS, que fique bem claro.

    Fico "desconfiado" porque conheço muitos geofísicos que são competentíssimos (em relação a quantidade de conhecimento, informação e teoria principalmente em geologia) que não passaram! Aliás, dois deles passaram no penúltimo concurso, um em 9 e o outro em 12, se eu nao me engano.

    Minha desconfiança maior é: O QUE RAIOS A PETROBRAS QUER, MEU DEUS?

    ResponderExcluir
  9. OBS: Eles não puderam assumir o cargo pois estavam no segundo ano de graduação.... pois é.

    ResponderExcluir
  10. Minha opinião é que a Petrobras não tem nada com essa história, e esse é o problema maior!!

    Acho que a Petrobras confiou inteiramente na equipe da Cesgranrio. Falo isso pq todos sabem da necessidade em que a Petrobras tem em formar geofisicos para a nova fase em que a empresa entrará. A empresa terá um problema: como fazer uma turma apenas com 6 pessoas ? certamente ela misturará com os fisicos, mas sabemos que ela não deseja 2 turmas praticamente só de fisicos....Na realidade a Petro vem mostrando que o seu maior interesse é em geologos treinados para serem geofísicos...
    Vamos nos preparar para o proximo concurso porque mudanças radicais na proxima prova será a novidade!!

    Abraços,

    ResponderExcluir
  11. Fico feliz em ver manifestações de mentes geofísicas. Afinal, é tão pouco ver tais discussões relevantes para nós... Nossa classe!
    Este blog tem um objetivo especifico. Criar um canal de comunicação entre nós. Quero ver nossos problemas sendo discutidos aqui, como quero ver união e formação de opinião. Precisamos disso já! É questão de sobrevivência! Imagem nós agimos como mentes medíocres... Simplesmente somos cegos e sonhamos apenas em Petrobras, quiçá ANP. Criamos um formato de vida! Achamos que só temos isso! De fato, o agora só nos possibilita isso. Todavia, sabemos que temos competência técnica para assumirmos cargos públicos em outras instituições com outros respaldos– Mineração, Controle Ambiental, Hidrologia, Geotécnica, etc- Mas, não podemos! Não podemos porque a lei que regulamenta nossa profissão............Quem sabe de algo?! Quem pergunta sobre?!Quem tá ligando?! Sem esse rótulo somos apenas diplomados! E ficamos rezando para que todos os anos tenham concursos da Petrobras.
    Caros anônimos é hora de se identificar! Por favor, não deixem de se manifestar, falem, não sejam tímidos! Precisamos criar este hábito!
    E aos que desejam serem autores de posts! Estejam convidados! Mandem-me um email para que eu possa convidar formalmente.
    Obrigado a todos!

    ResponderExcluir
  12. Não há motivos para suspeitar que apenas os alunos da UFBA passaram nesse concurso. Pois se formos observar os concursos anteriores, pelo menos na maioria deles, a maioria sempre foi dos alunos que estudam na UFBA. Isso não quer dizer que somos melhores que ninguém, e sim apenas que nós estamos estudando da maneira certa, e com um pouco de sorte, aquilo que realmente está caindo na prova.

    ResponderExcluir
  13. Thaís Gomes Santana3 de outubro de 2010 às 14:21

    Não há motivos para suspeitar que apenas os alunos da UFBA passaram nesse concurso. Pois se formos observar os concursos anteriores, pelo menos na maioria deles, a maioria sempre foi dos alunos que estudam na UFBA. Isso não quer dizer que somos melhores que ninguém, e sim apenas que nós estamos estudando da maneira certa, e com um pouco de sorte, aquilo que realmente está caindo na prova.

    ResponderExcluir