domingo, 20 de junho de 2010

O terror acaba dia 23 de junho!

Na próxima semana, dia 23, a aflição de muitos estudantes terá fim. O mal súbito começou com a divulgação do EDITAL Nº 1 - PETROBRAS/PSP-RH-1/2010. Para o temor de muitos, primeiramente, foram divulgadas vagas apenas para geólogos. A expectativa finalizou um mês depois, quando abriram as esperadas vagas para geofísicos. Só que as provas deste edital, aplicadas pela CESGRARIO, em maio deste ano, foram uma verdadeira incoerência e desrespeito com os graduados em geofísica.

A divulgação do conteúdo da prova específica foi a primeira contradição deste filme de terror. Grande parte do conteúdo não é condizente com o que é ensinado nos cursos de graduação em geofísica nas universidades brasileiras. Mas o desrespeito não pára por aí, no edital nenhum conteúdo de geofísica foi diretamente cobrado. Como realizar um exame para cargo de Geofísico sem cobrar praticamente nada desta geociência? Além disso, neste mesmo edital indigesto, ocorre um duplo favorecimento irregular de alguns, pois, foram aplicadas duas provas em datas diferentes, consecutivas, em favor de uma mesma classe profissional. Mutreta?! Quem souber morre! O mais engraçado desta história toda é que ainda no mesmo edital enfadonho são também oferecidas vagas para cargo de Geofísico Junior, as quais apenas bacharéis em física foram habilitados a disputá-las. Chama-se isso de geoffobia! Foi ou não foi um filme de terror?! Ressuscitaram o Alfred Hitchcock, se bem que, com tamanha descaração, tá mais para um filme do Zé do caixão!

Mesmo assim, acostumados com migalhas, muitos concorrentes, geofísicos da gema, não se intimidaram com tamanha falta de desrespeito e correram atrás do prejuízo, afinal, brasileiro não desiste nunca! Muitos buscaram se equilibrar em relação aos geoconcorrentes, estudando por conta própria boa parte do maldoso conteúdo de geologia requerido para a prova.
Só que o pior estaria por vir, o Chernobyl da vez foi o bendito dia da prova. Fora como se o Brasil tivesse perdido para a Argentina, viam-se caras bastante abatidas e inconformadas. Foi como um tsunami, quiçá um terremoto nos sonhos de muitos. Em toda a comunidade geocientífica do país não se falava em outra coisa, até os estudantes de geologia, mais favorecidos neste edital, reclamaram do nível geológico cobrado na prova para cargo de geofísico, que fora bastante capcioso em detrimento ao cobrado na aplicada para cargo de geólogo. Incoerência? Este edital está repleto! Só dando mesmo com um gato morto na cabeça dos caras. Quais caras? Quem é que representa os geofísicos neste país desigual? Somos nada e a Peroba nos colocou numa espécie de lista SPC e SERASA! Apesar de sermos indispensáveis estamos sem crédito!

Há muito a especular sobre tudo isso. Mas, dia 23 vem aí e ponto final neste massacre da serra elétrica! Alguns irão passar e fica tudo como está. A lembrança disso tudo acredito que só não foi pior que a sujeirada deixada pelo Exxon Valdez.

Um comentário: