terça-feira, 27 de março de 2012

Novo edital, antigo problema!

Desde a última postagem muita coisa aconteceu...saiu o resultado do concurso da Petrobras, foi aberto um novo edital, novo resultado e na semana passada mais uma vez: CONCURSO PARA A PETROBRAS, CARGO: GEOFÍSICO-FÍSICO.

Desde o anúncio para um cargo de geofísico, o qual o bacharel em geofísica não pode concorrer (sic), mobilizações já começaram a ser feitas e a ouvidoria da Petrobras já recebeu alguns e-mails e estamos aguardando apenas uma resposta.

Às vezes me pergunto se isso realmente está acontecendo. Será que em outra profissão isso ocorre? Imagine um concurso para Engenheiro Civil e apenas os Geólogos podem fazer!?!?
É inquestionável que há um overlap entre as diversas áreas do conhecimento e que um físico tem importância na estatal. O que é questionado é: Por que não criar um concurso com um cargo físico? Conversando com alguns geofísicos eles afirmam que o problema não é físico poder fazer a prova, mas a exclusão dos geofísicos é algo difícil de filtrar...

De antemão, os geofísicos já estão fazendo as incrições para prova, mesmo sem haver nenhuma mudança no edital. Mobilização, creio eu, válida e que deve ser seguida pelos demais interessados.

Caso houvesse a regulamentação da profissão, esses questionamentos tenderiam a desaparecer (ou serem atenuados). Boas notícias podem chegar já que no último dia 19, a senadora Angela Portela, relatora do processo, entregou o relatório com voto pela aprovação do Projeto e das Emendas 1-CCT a 4-CCT e da subemenda à Emenda número 3-CCT. Alegando que "É importante registrar, finalmente, que o exercício profissional da Geofísica inclui um rol de atividades de alta especialização técnica, em última instância associadas à segurança e saúde da população, mas, sobretudo, à saúde e segurança dos trabalhadores que lidam diretamente com a exploração petrolífera, mineral, trabalhos ambientais e geotécnicos."

Dia 28 será a 10 Reunião da Comissão de Assuntos Sociais e nosso "problema" já está na pauta.

Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos...

2 comentários:

  1. Eh simplesmente um absurdo.

    Primeiro eles fazem uma prova para geofísicos na qual não ha questões de geofísica na prova, agora uma prova para geofísicos na qual geofísico não pode prestar.

    Um absurdo...

    Felipe
    felcosmar@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. bem, eu vi o edital e tem vagas para geofísicos e para físicos, então não entendo o porque desse murmuro todo.

    ResponderExcluir