sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Concurso Novo, edital antigo, desastre .......... . Te cuida geofísico!

Ano passado marcou nossas memórias com o episódio vergonhoso do último concurso da PETROBRAS. Neste ano, a mesma está realizando mais um concurso. Não quero fazer previsões pessimistas, mas vamos analisar as coincidências ameaçadoras!

O orgão responsável pela aplicação do concurso é o mesmo! A CESGRARIO! Pois é! Anteriormente, existia  até uma alternância entre CESGRARIO E CESPE. Mas, mesmo com o desastre passado,  persisitiram na CESGRARIO. 

O edital continua uma blasfêmia! Novamente um geofísico graduado não poderá concorrer a vaga para geofísico intitulada de geofísico-física. Estranho!? O pior é que será cobrado para os físicos conteúdo de métodos geofísicos e geologia. Aí eu pergunto: Qual o curso de física neste planeta tem disciplinas de geofísica e geologia!?

Porém, geofísicos "da gema", não fiquem tristes, vocês podem  concorrer a uma vaga de geofísico-geologia. Embora, não será cobrado conteúdo de geofísica. Apenas, geologia, física e matemática. Ahhh! O conteúdo da física e matemática é de nível vestibular, sem problemas, é só relembrar as formulas. Entretanto, para os físicos o conteúdo é legitimo de ensino superior.  Que por sinal, é a base de um bom curso de graduação em geofísica. Irônico?! Talvez sim, se não fosse humilhante!!!

Não se enganem, aqueles semestres tortuosos de dedicação à geofísica vão te servir para algo, ainda que conquiste a vaga na Petrobras. Só não servem para passar no concurso! Mas, lá dentro vocês vão usar muito deste conhecimento para processar linhas sísmicas. 

Agora, a pergunta de 1 milhão de reais:

"Porque que para o cargo de geofísico-geologia não se cobra geofísica e o conteúdo de exatas é de nível médio?"

Eu desejo a todos um bom concurso, mesmo nestas circunstâncias. Quem sabe, algum dia uma legião de geofísicos da gema, é claro, põe um ponto final nesta humilhação.


4 comentários:

  1. Devemos estar preparados para TUDO!! Inclusive o fato de não responderem os recursos que serão submetidos (como no concurso passado). Boa sorte a todos!!

    ResponderExcluir
  2. A impressão que estamos tendo aqui é que a empresa não faz nenhuma questão de ter geofísicos de formação. Foi uma grande frustração para eles nenhum geólogo ter passado. Nossa turma é tratada como uma turma de físicos, enquanto que as anteriores foram tratadas como turmas de geólogos... Os geofísicos não são convidados pra festa mas acabam entrando de penetra. De qualquer forma acho que esse concurso vai ser mais tranquilo que o anterior; se estivesse me preparando para ele estudaria muita geologia, pois eles estão desesperados por geólogos.
    Boa sorte para todos que vão fazer, tem vaga pra todo mundo.

    ResponderExcluir
  3. Dizem que é fácil entrar em Geofísica na UFBA, mas é difícil sair. Então pra quem conseguiu sde graduar, se preparando devidamente, esse concurso vai ser apenas uma mosca na sopa. Geofísicos da UFBA não se esqueçam que lideramos os concursos anteriores, então cadê nossa força agora!!!
    Boa sorte gente!!!
    Thaís Gomes Santana

    ResponderExcluir
  4. Lembremos que para geofísico-geologia se inscreveram 445 candidatos para 14 vagas e para geofísico-fisica foram 983 para três vagas...

    O numero de vagas diminuiu para 11 e 1, respectivamente, no novo concurso.

    ResponderExcluir