terça-feira, 29 de março de 2011

O tal projeto de Lei 4.796

Não é de hoje que se discute a regulamentação da profissão do Geofísico. Pois bem, de tantas idas e vindas o primeiro e único grande debate aberto foi realizado a menos de um ano no último Simpósio Brasileiro de Geofísica realizado pela SGBf, e não poderia ser em outro lugar senão a capital brasileira. Mas, apesar de  contar com participação de professores, estudantes e profissionais, além do grande esforço dos coordenadores foi um debate morno, sem conclusão e desconchavado.

Nesta época o bendito processo de regulamentação estava tramitando pelas mãos do Senador Valdir Raupp que deu um parecer favorável e ratificou alguns argumentos já salientados pelo último relator o senador Lobão Filho.

Mas e ai?!! A que pé anda nossa situação?!!? Será que alguém acompanha o tramite ?!
Duvido muito que nossos companheiros vão se preocupar com isso, haja vista que nossas mentes estão viciadas em estudar geologia para o concurso da Petrobras, faltando tempo pra pensar e quiçá discutir sobre os nossos direito e deveres como profissionais.

Ufffff! Bom, resumindo nossa situação é importante salientar que o tal projeto de lei foi escrito pela Deputada Jandira Feghali e encaminhado em 2006 à SSCLSF. Deste então, este processo tramite na CAS (Comissão de Assuntos Sociais). Enfim, no dia 15 de fevereiro deste ano o processo foi arquivado, mas por incrível que pareça o dito cujo foi ressuscitado! Quase um mês depois encaminharam um requerimento de desarquivamento. Foi um pedido do Senador Inácio Arruda, o líder do PCdoB, e contou com as assinaturas de 14 senadores. Quem quiser acompanhar o tramite clique aqui!

Será que este ano sai?!  Mesmo que a tal Lei que regula o exercício profissional de Geofísico e altera a Lei nº 4.076,de 23 de junho de 1962 seja homologada, trata-se apenas de uma batalha ganha desta guerra de interesses profissionais. 

To be continued......