sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Concurso Novo, edital antigo, desastre .......... . Te cuida geofísico!

Ano passado marcou nossas memórias com o episódio vergonhoso do último concurso da PETROBRAS. Neste ano, a mesma está realizando mais um concurso. Não quero fazer previsões pessimistas, mas vamos analisar as coincidências ameaçadoras!

O orgão responsável pela aplicação do concurso é o mesmo! A CESGRARIO! Pois é! Anteriormente, existia  até uma alternância entre CESGRARIO E CESPE. Mas, mesmo com o desastre passado,  persisitiram na CESGRARIO. 

O edital continua uma blasfêmia! Novamente um geofísico graduado não poderá concorrer a vaga para geofísico intitulada de geofísico-física. Estranho!? O pior é que será cobrado para os físicos conteúdo de métodos geofísicos e geologia. Aí eu pergunto: Qual o curso de física neste planeta tem disciplinas de geofísica e geologia!?

Porém, geofísicos "da gema", não fiquem tristes, vocês podem  concorrer a uma vaga de geofísico-geologia. Embora, não será cobrado conteúdo de geofísica. Apenas, geologia, física e matemática. Ahhh! O conteúdo da física e matemática é de nível vestibular, sem problemas, é só relembrar as formulas. Entretanto, para os físicos o conteúdo é legitimo de ensino superior.  Que por sinal, é a base de um bom curso de graduação em geofísica. Irônico?! Talvez sim, se não fosse humilhante!!!

Não se enganem, aqueles semestres tortuosos de dedicação à geofísica vão te servir para algo, ainda que conquiste a vaga na Petrobras. Só não servem para passar no concurso! Mas, lá dentro vocês vão usar muito deste conhecimento para processar linhas sísmicas. 

Agora, a pergunta de 1 milhão de reais:

"Porque que para o cargo de geofísico-geologia não se cobra geofísica e o conteúdo de exatas é de nível médio?"

Eu desejo a todos um bom concurso, mesmo nestas circunstâncias. Quem sabe, algum dia uma legião de geofísicos da gema, é claro, põe um ponto final nesta humilhação.